Planilhas de Treino

Grupo de Corrida
1 de maio de 2014
Personal Trainer
29 de abril de 2014

Através de planilhas semanais a Companhia prescreve a atividade física a ser realizada por seus alunos, cada planilha corresponde a uma semana de treinos. As planilhas são desenvolvidas a partir de um estudo preliminar, observando a vida esportiva pregressa do aluno, assim como a sua condição física atual (avaliações físicas) e seguem um planejamento anual de acordo com os objetivos pretendidos.

O planejamento anual, chamado “macrociclo”, segue o Método da PERIODIZAÇÃO e informa ao treinador o raciocínio por ele elaborado e a ser seguido durante todo o ano, servindo como referência para definir o volume, a intensidade e a especificidade de cada etapa do treinamento.

As partes menores da periodização, se relacionam entre sí e são chamadas de: “mesociclo” que corresponde a um mês de treinamento e “microciclo” que corresponde a uma semana. O microciclo é que dá origem a planilha que é entregue ao aluno pelo treinador.

A planilha é entregue via e-mail e indica o treino a ser realizado na semana, de acordo com a resposta do aluno a semana anterior e com o período em que se encontra no planejamento anual (macrociclo).

Nela, independente do nível de desenvolvimento e dos objetivos desejados o aluno será chamado de atleta e encontrará além dos treinos propriamente ditos da modalidade escolhida, uma série de alongamentos para antes e depois de cada treino e recomendações gerais e específicas consideradas pertinentes pelo treinador.

É importante que o atleta ao final de cada treino anote em sua planilha no local destinado ao feedback, o treino realizado, a data, o nível de conforto, a duração e as “laps”, fornecendo ao treinador dados_recentes e um histórico valioso para elaboração e ajuste das futuras planilhas.